Conforme dei início ao assunto no outro tópico onde foi perguntado se isso era possível, comecei as buscas de peças e sobre como fazer isso depois que a garantia do meu carro acabou, pois achei algo meio arriscado de se fazer e não dar certo.
Porém, o que me animou e fez com que tomasse a iniciativa de fazer isso foi essa peça que encontrei a venda na seção de usados do Mercado Livre:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3813609090-coluna-direco-polo-virtus-2018-_JM
E recentemente, apareceu este outro anúncio, mais barato do que eu comprei:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3837453158-coluna-direco-vw-polo-virtus-parte-superior-do-volante-_JM
Sobre como fazer, apesar de não ter muita informação sobre o assunto na Internet, ou mesmo alguém que tenha feito esse procedimento em algum VW da mesma linha (Polo e Virtus no caso), pois Nivus e T Cross tem tal recurso de série. Ainda consegui encontrar algumas informações básicas sobre coisas simples porém úteis, como por exemplo...
No vídeo abaixo, temos as instruções para retirada do volante, que é a primeira coisa a se fazer:
No vídeo aparece uma SpaceFox. Mas tanto faz, o volante é igual o do Polo MSI mudando somente o acabamento
https://www.youtube.com/watch?v=k2wK67vWL0M
Aqui é explicado como remover a chave dos faróis. Mesmo caso de cima, o veículo do video é um UP! mas também serve para o Polo.
https://www.youtube.com/watch?v=Xtb9DlKCPTo
Nesse outro, o cara mostra como retirar o acabamento plástico abaixo da coluna de direção:
O vídeo é sobre como instalar faróis de neblina em um Polo MPI, porém o link leva para o exato minuto onde ele comenta sobre o acabamento plástico
https://youtu.be/EhsZ37sIlus?t=855
Tem também o plástico lateral, é necessário retirar porque tem um parafuso embaixo que segura o acabamento inferior.
Neste vídeo, embora seja mostrando o lado direito se mostra como fazer, o esquerdo é a mesma coisa:
https://youtu.be/PB0avT6Zag4?t=155
Mesmo assim, ainda era tudo meio vago mas tirando algumas dificuldades que veremos a seguir, mas a adaptação foi concluída com sucesso.
Para fazer o serviço, além da chave estriada M12 para retirar o Volante, uma chave de fenda pequena para retirada da bolsa do Air Bag, chaves Torx T20 e T25 e uma chave de 13mm do tipo canhão ou biela para retirada da barra de direção.
Também é necessário retirar o polo negativo da bateria para evitar erros nos módulos, pois todos os comandos utilizados nas funções elétricas do veículo: chave de farol, comando de setas, limpador de para brisas e miolo da chave serão retirados.
Retirado o volante e os acabamentos, temos essa aparência:
A tampa plástica que vai em cima da coluna é só encaixada, basta forçar pra cima nos cantos, onde aparecem os dois parafusos.
A parte de baixo, também deve ser retirada, são os dois parafusos T20 e outro T25 na parte de baixo.
Essa peça giratória onde os cabos do volante são conectados, eu também retirei por ser algo bem sensível que pode quebrar facilmente. Para isso são também 3 parafusos T20, os dois de cor clara que aparecem na foto e outro igual abaixo, ao lado deste está o conector elétrico que deve ser solto com a ajuda da chave de fenda pequena, ambos estão cobertos pela capa plástica
Os conectores das chave de seta e da chave também devem se retirados, feito isso podemos retirar os dois parafusos de 13mm que seguram a coluna na estrutura do painel, abaixo foto dos parafusos e local onde estão:
Os parafusos são vistos olhando por baixo do painel.
A porca mostrada na foto abaixo, ao lado da pinta vermelha deve ser solta também com a chave de 13mm, feito isso é só puxar a peça para cima que sai.
Eis o conjunto todo fora do carro:
E o que ficou no carro:
A parte que achei mais complicada, vem agora. Que é retirar os dois parafusos sem cabeça que prendem a chave de seta na coluna.
Não tive muita opção a não ser bater um punção de aço meio de lado, de maneira a forçar o parafuso a girar. Demorou um pouco, mas enfim os parafusos saíram:
E aí a alavanca solta:
Na montagem da peça com a regulagem, deve-se ficar atento aos pinos de marcação. Para o volante ficar alinhado com as rodas.
A seta abaixo aponta a marca na barra que fica presa ao sistema do motor elétrico, ela deve ficar assim, para cima.
Aqui a marca na parte onde se encaixa o volante:
Nessa parte da montagem, esqueci de tirar fotos do processo de montagem, mas segue no sentido inverso....
Colocando primeiro, a nova coluna no lugar.
Eis aqui algumas fotos dela:
Encaixando primeiro, a parte estriada no eixo do motor. Alinhando as marcações.
A alavanca que faz o sistema de regulagem funcionar deve ser virada para baixo para que a mola fique frouxa facilitando o cano da barra se encaixar no suporte da nova coluna.
Ao encaixar é só alinhar os furos de fixação da peça com os furos da estrutura do painel de modo a ser possível rosquear os parafusos, eles entram facilmente dando início a rosca com os dedos, feito isso podem ser apertados com a chave canhão ou a "chave biela".
O próximo passo é colocar a chave de seta, não há muito segredo.
Basta apenas colocar no lugar e colocar de volta os parafusos. No caso, não coloquei os parafusos originais. Comprei dois parafusos M8x25, com cabeça sextavada de 13mm. São baratos em lojas de ferragens.
Posteriormente deve-se colocar os soquetes elétricos, e montar de volta a peça que faz funcionar os comandos do volante, colocando de volta ses 3 parafusos.
Feito isso podemos colocar os acabamentos superior e inferior da coluna. A parte de baixo se põe primeiro, prendendo com os dois parafusos T20 que ficam por trás do volante e depois o T25 que fica mais escondido, na parte de baixo.
Aqui a foto da parte de baixo do acabamento da coluna com o tal parafuso:
A parte onde se localiza a chave de faróis e a tampa da caixa de fusíveis também pode ser recolocada encaixando-a e apertando os parafusos T20 em seus locais adequados, assim como a chave do farol e a tampa lateral podem ser encaixadas.
Por último seguimos com a montagem do volante, que deve ser encaixado de maneira alinhada. Podendo assim ter o seu parafuso apertado e os soquetes elétricos recolocados no lugar.
A bolsa do Air Bag, basta ser colocada no lugar aplicando um pouco de força para que os encaixes se prendam nas molas que estão no volante.
Terminado tudo, a alavanca pode ser empurrada para baixo para testar o sistema:
Por último, a bateria deve ser religada. No caso, a única coisa que desconfigurou foi o relógio que acende no painel, mas é fácil de acertar. A quilometragem marcada no "TRIP" também zera, as presentes no computador de bordo, não.
Porém, o que me animou e fez com que tomasse a iniciativa de fazer isso foi essa peça que encontrei a venda na seção de usados do Mercado Livre:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3813609090-coluna-direco-polo-virtus-2018-_JM
E recentemente, apareceu este outro anúncio, mais barato do que eu comprei:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3837453158-coluna-direco-vw-polo-virtus-parte-superior-do-volante-_JM
Sobre como fazer, apesar de não ter muita informação sobre o assunto na Internet, ou mesmo alguém que tenha feito esse procedimento em algum VW da mesma linha (Polo e Virtus no caso), pois Nivus e T Cross tem tal recurso de série. Ainda consegui encontrar algumas informações básicas sobre coisas simples porém úteis, como por exemplo...
No vídeo abaixo, temos as instruções para retirada do volante, que é a primeira coisa a se fazer:
No vídeo aparece uma SpaceFox. Mas tanto faz, o volante é igual o do Polo MSI mudando somente o acabamento
https://www.youtube.com/watch?v=k2wK67vWL0M
Aqui é explicado como remover a chave dos faróis. Mesmo caso de cima, o veículo do video é um UP! mas também serve para o Polo.
https://www.youtube.com/watch?v=Xtb9DlKCPTo
Nesse outro, o cara mostra como retirar o acabamento plástico abaixo da coluna de direção:
O vídeo é sobre como instalar faróis de neblina em um Polo MPI, porém o link leva para o exato minuto onde ele comenta sobre o acabamento plástico
https://youtu.be/EhsZ37sIlus?t=855
Tem também o plástico lateral, é necessário retirar porque tem um parafuso embaixo que segura o acabamento inferior.
Neste vídeo, embora seja mostrando o lado direito se mostra como fazer, o esquerdo é a mesma coisa:
https://youtu.be/PB0avT6Zag4?t=155
Mesmo assim, ainda era tudo meio vago mas tirando algumas dificuldades que veremos a seguir, mas a adaptação foi concluída com sucesso.
Para fazer o serviço, além da chave estriada M12 para retirar o Volante, uma chave de fenda pequena para retirada da bolsa do Air Bag, chaves Torx T20 e T25 e uma chave de 13mm do tipo canhão ou biela para retirada da barra de direção.
Também é necessário retirar o polo negativo da bateria para evitar erros nos módulos, pois todos os comandos utilizados nas funções elétricas do veículo: chave de farol, comando de setas, limpador de para brisas e miolo da chave serão retirados.
Retirado o volante e os acabamentos, temos essa aparência:
A tampa plástica que vai em cima da coluna é só encaixada, basta forçar pra cima nos cantos, onde aparecem os dois parafusos.
A parte de baixo, também deve ser retirada, são os dois parafusos T20 e outro T25 na parte de baixo.
Essa peça giratória onde os cabos do volante são conectados, eu também retirei por ser algo bem sensível que pode quebrar facilmente. Para isso são também 3 parafusos T20, os dois de cor clara que aparecem na foto e outro igual abaixo, ao lado deste está o conector elétrico que deve ser solto com a ajuda da chave de fenda pequena, ambos estão cobertos pela capa plástica
Os conectores das chave de seta e da chave também devem se retirados, feito isso podemos retirar os dois parafusos de 13mm que seguram a coluna na estrutura do painel, abaixo foto dos parafusos e local onde estão:
Os parafusos são vistos olhando por baixo do painel.
A porca mostrada na foto abaixo, ao lado da pinta vermelha deve ser solta também com a chave de 13mm, feito isso é só puxar a peça para cima que sai.
Eis o conjunto todo fora do carro:
E o que ficou no carro:
A parte que achei mais complicada, vem agora. Que é retirar os dois parafusos sem cabeça que prendem a chave de seta na coluna.
Não tive muita opção a não ser bater um punção de aço meio de lado, de maneira a forçar o parafuso a girar. Demorou um pouco, mas enfim os parafusos saíram:
E aí a alavanca solta:
Na montagem da peça com a regulagem, deve-se ficar atento aos pinos de marcação. Para o volante ficar alinhado com as rodas.
A seta abaixo aponta a marca na barra que fica presa ao sistema do motor elétrico, ela deve ficar assim, para cima.
Aqui a marca na parte onde se encaixa o volante:
Nessa parte da montagem, esqueci de tirar fotos do processo de montagem, mas segue no sentido inverso....
Colocando primeiro, a nova coluna no lugar.
Eis aqui algumas fotos dela:
Encaixando primeiro, a parte estriada no eixo do motor. Alinhando as marcações.
A alavanca que faz o sistema de regulagem funcionar deve ser virada para baixo para que a mola fique frouxa facilitando o cano da barra se encaixar no suporte da nova coluna.
Ao encaixar é só alinhar os furos de fixação da peça com os furos da estrutura do painel de modo a ser possível rosquear os parafusos, eles entram facilmente dando início a rosca com os dedos, feito isso podem ser apertados com a chave canhão ou a "chave biela".
O próximo passo é colocar a chave de seta, não há muito segredo.
Basta apenas colocar no lugar e colocar de volta os parafusos. No caso, não coloquei os parafusos originais. Comprei dois parafusos M8x25, com cabeça sextavada de 13mm. São baratos em lojas de ferragens.
Posteriormente deve-se colocar os soquetes elétricos, e montar de volta a peça que faz funcionar os comandos do volante, colocando de volta ses 3 parafusos.
Feito isso podemos colocar os acabamentos superior e inferior da coluna. A parte de baixo se põe primeiro, prendendo com os dois parafusos T20 que ficam por trás do volante e depois o T25 que fica mais escondido, na parte de baixo.
Aqui a foto da parte de baixo do acabamento da coluna com o tal parafuso:
A parte onde se localiza a chave de faróis e a tampa da caixa de fusíveis também pode ser recolocada encaixando-a e apertando os parafusos T20 em seus locais adequados, assim como a chave do farol e a tampa lateral podem ser encaixadas.
Por último seguimos com a montagem do volante, que deve ser encaixado de maneira alinhada. Podendo assim ter o seu parafuso apertado e os soquetes elétricos recolocados no lugar.
A bolsa do Air Bag, basta ser colocada no lugar aplicando um pouco de força para que os encaixes se prendam nas molas que estão no volante.
Terminado tudo, a alavanca pode ser empurrada para baixo para testar o sistema:
Por último, a bateria deve ser religada. No caso, a única coisa que desconfigurou foi o relógio que acende no painel, mas é fácil de acertar. A quilometragem marcada no "TRIP" também zera, as presentes no computador de bordo, não.
Última edição por Renato.88 em Seg 4 Set - 2:41, editado 4 vez(es)
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