Polo Mk6 Club

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Polo Mk6 Club

Fórum para proprietários do Polo Mk6 (o Novo Polo 2018, ou, Polo de 6ª geração)


+14
dygava
LukeQM
administred
Jeangoiania
wagner.pdeandrade
Jackdrits
fenema
CaniBala
ad
jonnypedrosa
Kleyton França
jpbarcellos
Chamber
ROG3R
18 participantes

    [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Qua 8 Mar - 1:34

    Victorvasks escreveu:
    Exatamente isso o codigo da chave é 6EA 941 531 C AYV
    No meu coloquei uma chave dessas também, o código está certo, é ela que aparece na foto ali em cima.
    A sua, embora esteja nova deve ter vindo com defeito.

    Se tiver um multímetro, pode testar ela pra ter certeza:
    Com ela fora do carro, deve medir a continuidade entre os pinos 30 e 58. Eles devem fechar contato (marcar zero no multímetro) ao ligar a chave.
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Qua 8 Mar - 10:50

    Renato.88 escreveu:
    Victorvasks escreveu:
    Exatamente isso o codigo da chave é 6EA 941 531 C AYV
    No meu coloquei uma chave dessas também, o código está certo, é ela que aparece na foto ali em cima.
    A sua, embora esteja nova deve ter vindo com defeito.

    Se tiver um multímetro, pode testar ela pra ter certeza:
    Com ela fora do carro, deve medir a continuidade entre os pinos 30 e 58. Eles devem fechar contato (marcar zero no multímetro) ao ligar a chave.

    Boa vou fazer esse teste, deixa ela conectada no carro e testa correto?
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Qua 8 Mar - 13:02

    Victorvasks escreveu:
    Renato.88 escreveu:
    Victorvasks escreveu:
    Exatamente isso o codigo da chave é 6EA 941 531 C AYV
    No meu coloquei uma chave dessas também, o código está certo, é ela que aparece na foto ali em cima.
    A sua, embora esteja nova deve ter vindo com defeito.

    Se tiver um multímetro, pode testar ela pra ter certeza:
    Com ela fora do carro, deve medir a continuidade entre os pinos 30 e 58. Eles devem fechar contato (marcar zero no multímetro) ao ligar a chave.

    Boa vou fazer esse teste, deixa ela conectada no carro e testa correto?
    Sim, faz com ela fora. Encosta as ponteiras nos terminais com ela na posição de farol aceso (tanto faz se alto ou baixo).
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Sex 10 Mar - 12:47

    Renato.88 escreveu:
    Victorvasks escreveu:
    Renato.88 escreveu:
    Victorvasks escreveu:
    Exatamente isso o codigo da chave é 6EA 941 531 C AYV
    No meu coloquei uma chave dessas também, o código está certo, é ela que aparece na foto ali em cima.
    A sua, embora esteja nova deve ter vindo com defeito.

    Se tiver um multímetro, pode testar ela pra ter certeza:
    Com ela fora do carro, deve medir a continuidade entre os pinos 30 e 58. Eles devem fechar contato (marcar zero no multímetro) ao ligar a chave.

    Boa vou fazer esse teste, deixa ela conectada no carro e testa correto?
    Sim, faz com ela fora. Encosta as ponteiras nos terminais com ela na posição de farol aceso (tanto faz se alto ou baixo).

    Fiz o teste e realmente acredito que a chave, pois eu fiz o que vc falou e não mudou nada no teste ficou marcando 1 como se nada tivesse conectado, agora a outra que não é original quando eu ponho na posição de lanterna ja muda pra 0,3 0,2
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Sex 10 Mar - 13:17

    Victorvasks escreveu:
    Renato.88 escreveu:
    Victorvasks escreveu:
    Renato.88 escreveu:
    Victorvasks escreveu:
    Exatamente isso o codigo da chave é 6EA 941 531 C AYV
    No meu coloquei uma chave dessas também, o código está certo, é ela que aparece na foto ali em cima.
    A sua, embora esteja nova deve ter vindo com defeito.

    Se tiver um multímetro, pode testar ela pra ter certeza:
    Com ela fora do carro, deve medir a continuidade entre os pinos 30 e 58. Eles devem fechar contato (marcar zero no multímetro) ao ligar a chave.

    Boa vou fazer esse teste, deixa ela conectada no carro e testa correto?
    Sim, faz com ela fora. Encosta as ponteiras nos terminais com ela na posição de farol aceso (tanto faz se alto ou baixo).

    Fiz o teste e realmente acredito que a chave, pois eu fiz o que vc falou e não mudou nada no teste ficou marcando 1 como se nada tivesse conectado, agora a outra que não é original quando eu ponho na posição de lanterna ja muda pra 0,3 0,2
    Então é a chave mesmo. Veja como fazer pra trocar por outra que funciona.
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Dom 2 Abr - 7:35

    Bom dia! voltando a minha novela hahahahaha Eu comprei aquele acendimento do farol automático que vem com uma caixa grande sabe? Funcionou perfeitamente, só que comprei o botão AUTO original pra colocar no lugar do que vem (que é do modelo antigo do fox) só que quando eu ponho o botão original, ele não funciona o neblina (que não é original, é ligado direto, tato até que mesmo sem chave do carro consigo ativar ele) Já troquei o botão pensando que era defeito mais o novo veio da mesma forma, provavelmente vou ter que fazer outra ligação, saberiam me dizer como eu posso ver isso?
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Dom 2 Abr - 15:41

    Victorvasks escreveu:Bom dia! voltando a minha novela hahahahaha Eu comprei aquele acendimento do farol automático que vem com uma caixa grande sabe? Funcionou perfeitamente, só que comprei o botão AUTO original pra colocar no lugar do que vem (que é do modelo antigo do fox) só que quando eu ponho o botão original, ele não funciona o neblina (que não é original, é ligado direto, tato até que mesmo sem chave do carro consigo ativar ele) Já troquei o botão pensando que era defeito mais o novo veio da mesma forma, provavelmente vou ter que fazer outra ligação, saberiam me dizer como eu posso ver isso?
    Se não me engano, essa chave do fox tem diferença justamente no pino do neblina.
    Porque o Fox tem luz de neblina traseira, assim como o Polo 4 também tem.

    O Polo 6 não tem, por isso a diferença.

    Já a chave com função Auto, imagino que seja a chave curta, com o conector pequeno de 10 pinos na traseira.
    A usada nos modelos Polo, virtus e Nivus tem o pino 5 para o neblina Dianteiro, na chave do Fox deve ser outro pino.

    Imaginei que se trocar o fio de lugar, deve funcionar com a outra chave.

    Manda umas fotos das conexões da chave e do módulo que adaptou.
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Seg 3 Abr - 10:44

    Segue as fotos

    O botão original AUTO
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 20230411

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 20230412

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 20230410

    O botão que veio no kit
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 20230414

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 20230413

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Screen10

    Aqui é como ta instalado, na casa 2 ta pegando energia do positivo se não me engano e da casa 8 vai pro rele do farol de milha(não está mais assim com essa gambiarra, gracas a voce Renato comprei o plug e fiz a ligação mais correta)
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 20230310

    E aqui é o manual que veio
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Screen11

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Screen12

    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Ter 4 Abr - 3:55

    Estive pesquisando sobre essas chaves de farol com a função AUTO.
    Tirando os anúncios de venda, não tem mais nada.
    A não ser este desenho que encontrei num site gringo:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcSUi6jmr-Band0xHF5VWTLdSjkzPXO3_Qujtg&usqp=CAU
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Ter 4 Abr - 9:26

    É pelo jeito o botão que veio no kit é Tipo B e o original é tipo C, o engraçado é que tudo funciona normal, somente os milhas que não acendem, será que tem alguma forma de eu testar em qual casa ta saindo depois da caixinha? tipo era pra estar saindo na casa 8, derrepente ta saindo na casa 9
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Ter 4 Abr - 11:59

    Isso mesmo, Victor.
    Como pode ver, tem 4 tipo de soquete diferente para encaixar, e os pinos devem ter uma ordem diferente de funcionamento.
    A chave que veio no kit é do tipo B e a que você comprou é do tipo D.

    Portanto você terá que descobrir como trocar o fio de lugar para fazer o neblina acender.
    Uma outra dica que encontrei, é que na chave original da linha Polo, o fio do neblina é o nº5.
    A contagem é feita da seguinte forma:
    Olhando o soquete atrás do botão, o lado onde encaixa o soquete fica à esquerda, o lado reto menor fica à direita e o lado reto maior fica para baixo.
    Da esquerda para direita e de cima para baixo prosseguimos a contagem o pino 1 está acima e a esquerda, ou pino 5 está acima e a direita.

    No soquete do kit temos:
    Pino 1 vermelho
    Pino 2 cinza
    Pino 3 Roxo
    Pino 4 Azul
    Pino 5 verde
    Então esse fio verde não aciona o relé do neblina, deve estar indo para um pino vazio ou então acendendo o farol original do carro.

    Para descobrir, faça assim:
    Com apenas a chave do carro ligada, pegue o multímetro e aterre a ponteira preta em algum lugar da carcaça do carro.
    Com a vermelha, vá procurando na chave algum fio que dê 12V. Imagino que encontrará dois, pois um é na chave e o outro é direto. Anote quais são eles.
    Depois, coloque na posição AUTO e verá que agora tem um fio a mais com 12V, anote qual é ele também.
    Coloque na posição de farol baixo e faça a mesma coisa.
    Por último, ainda na posição farol baixo, você levanta para a primeira posição do farol de neblina, o fio a mais que encontrar 12V deverá ser retirado de onde está e colocado no nº5 que é onde está o fio verde.
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Ter 4 Abr - 13:40

    Da pra fazer esse teste depois da caixinha? nesse plug?
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 20230310

    Pois o de 10 pinos não consigo colocar o teste do multimetro, é muito pequeno...

    O teste é voltagem normal no multímetro? ou continuidade?
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Ter 4 Abr - 14:02

    Victorvasks escreveu:Da pra fazer esse teste depois da caixinha? nesse plug?
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 20230310

    Pois o de 10 pinos não consigo colocar o teste do multimetro, é muito pequeno...

    O teste é voltagem normal no multímetro? ou continuidade?
    No conector grande não serve, pois ali já passou pelo circuito eletrônico e relé que tem dentro da caixinha e fica tudo diferente.
    No conector pequeno você pode enrolar um pedaço de arame fino na ponteira do multímetro, aí dá pra colocar ali entre o fio e o soquete.
    O teste é na escala de V mesmo.
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Ter 4 Abr - 18:44

    Renato.88 escreveu:
    Victorvasks escreveu:Da pra fazer esse teste depois da caixinha? nesse plug?
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 20230310

    Pois o de 10 pinos não consigo colocar o teste do multimetro, é muito pequeno...

    O teste é voltagem normal no multímetro? ou continuidade?
    No conector grande não serve, pois ali já passou pelo circuito eletrônico e relé que tem dentro da caixinha e fica tudo diferente.
    No conector pequeno você pode enrolar um pedaço de arame fino na ponteira do multímetro, aí dá pra colocar ali entre o fio e o soquete.
    O teste é na escala de V mesmo.

    Vamos lá, fiz o teste

    Botão do kit

    Vermelho farol baixo
    Cinza auto
    Roxo lanterna
    Azul mostra voltagens diferentes pra casa acionamento
    Verde milha
    Marrom fica 12v depois que sai do 0
    Branco 12v no 0
    Amarelo 12v toda hora
    Laranja nao marca nada
    Preto nao marca nada

    Botão Original

    Vermelho farol baixo
    Cinza auto
    Roxo lanterna
    Azul mostra voltagens diferentes pra casa acionamento
    Verde nao muda nada
    Marrom fica 12v depois que sai do 0
    Branco 12v no 0
    Amarelo 12v toda hora
    Laranja nao marca nada
    Preto nao marca nada

    Será que esse segundo original veio com defeito de novo?
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Qua 5 Abr - 2:42

    Victorvasks escreveu:
    Vamos lá, fiz o teste

    Botão do kit

    Vermelho farol baixo
    Cinza auto
    Roxo lanterna
    Azul mostra voltagens diferentes pra casa acionamento
    Verde milha
    Marrom fica 12v depois que sai do 0
    Branco 12v no 0
    Amarelo 12v toda hora
    Laranja nao marca nada
    Preto nao marca nada

    Botão Original

    Vermelho farol baixo
    Cinza auto
    Roxo lanterna
    Azul mostra voltagens diferentes pra casa acionamento
    Verde nao muda nada
    Marrom fica 12v depois que sai do 0
    Branco 12v no 0
    Amarelo 12v toda hora
    Laranja nao marca nada
    Preto nao marca nada

    Será que esse segundo original veio com defeito de novo?
    Então, entendi o seguinte...

    Na chave original, o módulo crepuscular que a VW coloca deve usar aquele fio azul que muda a tensão conforme a posição da chave. Portanto não está ruim, eu ficaria com a chave que veio no kit mesmo, a corrente que passa por ela é baixa, diferente da chave maior onde tudo relacionado aos faróis passa por ela.

    Sobre as chaves originais para VW desse formato redondo tem muitas, difícil encontrar uma que serve pois nas vendas não tem nenhum esquema de ligação, mal tem o código e o carro que serve.


    Dentre os fios que você não encontrou função, fica assim :

    1.Vermelho farol baixo
    2.Cinza auto
    3.Roxo lanterna
    4.Azul mostra voltagens diferentes pra cada acionamento
    5.Verde milha
    6.Marrom indica que a função AUTO está ativa
    7.Branco saída para luz DRL
    8.Amarelo alimentação da bateria.
    9.Laranja possível neblina traseiro em alguns carros.
    10.Preto negativo para alimentação dos leds indicadores
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Qua 5 Abr - 9:33

    Eu achei que o Botão original tava com defeito pois testei todos os fios e nenhum deu diferença quando eu puxava pra acender o milha, era pra ter um acionamento pelo menos

    será que esse pode servir? é de golf mas parece ser o mesmo plug

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Captur10
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Qua 5 Abr - 12:41

    Victorvasks escreveu:Eu achei que o Botão original tava com defeito pois testei todos os fios e nenhum deu diferença quando eu puxava pra acender o milha, era pra ter um acionamento pelo menos

    será que esse pode servir? é de golf mas parece ser o mesmo plug

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Captur10
    Esse tem o mesmo soquete do que veio no kit, né.
    Eu vi uma foto dele por aí enquanto estava procurando coisas sobre a instalação.
    Não tenho certeza, mas pode servir sim.
    avatar
    Domenne


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 03/11/2022

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Domenne Ter 5 Set - 14:19

    Victorvasks escreveu:Eu achei que o Botão original tava com defeito pois testei todos os fios e nenhum deu diferença quando eu puxava pra acender o milha, era pra ter um acionamento pelo menos

    será que esse pode servir? é de golf mas parece ser o mesmo plug

    Fala amigo. Como ficou o resultado, conseguiu colocar essa chave do golf com o farol AUTO e neblina funcionando?

    Estive pensando, seria possível fazer tudo isso utilizando o sensor original dos polos que tem essa função?

    Dei uma olhada rápida e acho que é esse sensor:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Screen13
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Ter 5 Set - 14:42

    Os faróis automáticos dependem de um módulo BCM mais completo, que as versões básicas não tem.
    Só o botão e o sensor não adianta.
    Por isso existem por aí uns módulos feitos pra colocar por fora pra ter como ligar o botão, o sensor e os faróis na mesma instalação.
    avatar
    Domenne


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 03/11/2022

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Domenne Ter 5 Set - 17:28

    Renato.88 escreveu:Os faróis automáticos dependem de um módulo BCM mais completo, que as versões básicas não tem.
    Só o botão e o sensor não adianta.
    Por isso existem por aí uns módulos feitos pra colocar por fora pra ter como ligar o botão, o sensor e os faróis na mesma instalação.

    Obrigado pela explicação, Renato.

    Renato.88 gosta desta mensagem

    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Qua 22 Nov - 14:26

    ROG3R escreveu:Salve pessoal,

    Neste tópico explicarei como instalar o farol de neblina com LED num Comfortline, ou seja, num Polo que já possuía farol de neblina.

    O tutorial para instalar o farol de neblina em carros que vieram sem (MPI e MSI, por ex) faremos algum dia.

    Antes de qualquer coisa, importante ter em mente os tipos de farol de neblina existentes:

    https://polomk6club.forumeiros.com/t43-os-3-tipos-de-farois-de-neblina-drl

    Se você comprou apenas o farol de neblina, precisará de um conector para a parte dos leds. Você pode fazer alguma adaptação, ou adquirir a peça original, partnumber: 8L0973703
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 GJprB3a
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 60UQOH1

    Detalhes técnicos:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 HNpPrsZ
    DRL: 13.5V 6W
    PL: 13.5V 2W


    Sobre o led:
    -1 negativo
    -2 positivo forte (LED forte, para usar de dia)
    -3 positivo fraco (LED fraco, dimmerizado, quando liga-se a lanterna)
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 G5XIjKd

    Rele de 5 pinos, o mesmo que usam para fazer seta conjugada:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 GEbrw3Z
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 FMeJ6sK


    Para ter acesso aos faróis de neblina, você precisará remover o para-choque, conforme é explicado neste tópico:
    https://polomk6club.forumeiros.com/t198-tut-remover-o-para-choque-dianteiro

    Com o para-choque removido, desconecte qualquer cabo que estiver conectado (do sensor frontal, das lâmpadas do neblina, etc)

    Retire os 2 parafusos (setas azuis), e desencaixe o farol:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 4Kc5vGb
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 9Nt8djH
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 X5H3nEy

    Ligue o conector no farol de neblina com led. A parte dos fios serão ligadas conforme o esquema abaixo: (no meu caso, optei por um interruptor, que é opcional):
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Nb4tytI
    Explicação:

    O interruptor fica antes de tudo, podendo desligar todo o sistema se eu quiser.

    Quando viro o pós chave, chega energia no pino 30, que manda energia para o 87a, deixando o DRL forte.

    Quando eu ligar a lanterna, o pino 85 vai receber energia, fazendo com que o pino 87a seja desativado e o pino 87 seja ativado, ligando o DRL no modo fraco

    Esse vídeo ajuda a entender bastante o funcionamento do role, caso não saiba:
    https://www.youtube.com/watch?v=4AU_Wrt3qUA

    Portanto, além das conexões entre o DRL e o rele, você precisará descascar um pedaço do fio da lanterna, para ligar no rele.

    O pós-chave você pode puxar de diferentes lugares. O lugar mais fácil é na caixa de fusíveis que fica no cofre do motor, onde o medidor está posicionado:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 6MyGL2E

    O único adendo, é que esse pós-chave só "desarma" depois de 1minuto+ com o carro desligado, ficando o DRL aceso enquanto isso. E tb, quando alguém põe a mão na maçaneta (em carros com Kessy, mesmo sem portar a chave), o LED acende por um instantes também.

    Fazendo as ligações corretas, o LED ligará forte de dia, e quando acionar a lanterna, ele ficará mais fraco, para não ofuscar os outros motoristas:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 8agNUoT
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 9wDZLKO

    Cara o Pino 30 é alimentado pelo pós chave correto?
    e o pino 85? não entendi muito esse, seria pelo positivo do acionamento da lanterna?
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Qua 22 Nov - 14:31

    Renato.88 escreveu:No meu caso não usei este relé, peguei os dois fios do DRL (fraco e forte).

    Usando o terminal 3 da chave das luzes, indicado lá como TFL (Tag Fahr Litch) que significa Luz de condução diurna em alemão, puxei um fio (o branco, conforme aparece na foto abaixo) para a caixa de fusível interna, usei a casa 59 (livre) com um fusível de 5A.
    Do outro terminal da caixa de fusível segue outro fio até as luzes lá no para-choque, este vai conectado ao terminal do meio no soquete dos faróis. O rabicho que segue para dentro do farol é de cor vermelha.

    Já o fio da luz fraca liguei diretamente na casa 46 da caixa de Fusíveis. Ali já tem um barramento pós-chave, bastou apenas colocar outro terminal e seguir diretamente até as luzes, usei o mesmo "terminal timer de 2,8mm" já usado na chave dos faróis. Lá no farol é o rabicho de fio branco que fica em uma das pontas do soquete.
    O fio preto é o terra, pode ser ligado a carcaça lá mesmo, em alguma parte metálica do carro.
    (usei um parafuso próprio para isso que tem lá na longarina, outros terras do farol original e da buzina já estão lá, mas tem espaço pra mais fios).

    Aí ficou assim: quando vira a chave o drl liga, ao ligar o farol em qualquer posição fica fraco.
    Dessa forma ao retirar a chave desliga direto, não tem o acionamento pelo alarme.
    ____________________

    Também foi feita a instalação do Farol de Neblina, pois o meu é o MSI e também não tem, pra isso o relé foi conectado a casa 57 da caixa de fusível, deixando o mais próximo da instalação original.
    Usei o relé original da VW de código 646 (4H0 951253C), que se encaixa perfeitamente nos espaços vazios da caixa de fusível.
    O "terminal timer 6,3mm" é o que se usa pra colocar os fios nas casas 57 e 59 dos porta fusíveis.

    Na foto abaixo temos o conector do farol com as modificações:

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 IlJiCt0

    O fio preto (terminal 2) é o positivo pós chave para o Farol de neblina, vindo do terminal 57 da caixa de fusíveis.
    O fio branco (terminal 3) é a alimentação do DRL forte através do fusível 59 da caixa de fusível.
    O fio azul (terminal 8 ) vai para a bobina do relé 646 (pino 2 do relé).

    O pino 1 do relé é o negativo da bobina e deve ser ligado na carcaça do carro, para isso usei um terminal tipo olhal no parafuso da caixa de fusível.
    Já o pino 5 segue para os faróis de neblina.

    Nesta outra foto vejam como ficou a caixa de fusível:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 KLTfRsB

    Todos os materiais eu comprei no mercado livre:

    Relé original VW:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-801444887-rele-646-volkswagen-audi-a1-a3-a4-a5-a6-q3-q5-4h0951253c-_JM

    Terminais de 6,3mm (para o relé e fusiveis nº57 e 59):
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1760213811-10-terminal-stander-timer-63-injeco-porta-rele-som-fusivel-_JM

    Terminais de 2,8mm (para a chave dos faróis e também o fusível nº46):
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1757023745-10-terminais-universal-femea-power-timer-fio-15mm-a-25mm-_JM

    Coloquei os anúncios mais para mostrar como é, pois as vezes sai mais barato em auto peças ou outros lugares do tipo.

    Renatão comprei o milha original to vendo qual vai ser mais facil para eu instalar, para conseguir colocar esses terminais tem que tirar a caixa de fusivel?
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Qua 22 Nov - 21:06

    Renatão comprei o milha original to vendo qual vai ser mais facil para eu instalar, para conseguir colocar esses terminais tem que tirar a caixa de fusivel?

    Embora seja meio ruim a posição pra colocar os fios nos furos certos, dá pra fazer com a caixa de fusível no lugar sim.
    Os furos para o relé e os fusíveis que usei ficam no canto, aí facilita um pouco.
    No caso, deve pegar os fios e colocar os terminais com eles fora do carro.
    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Qui 30 Nov - 12:55

    Renato.88 escreveu:
    Renatão comprei o milha original to vendo qual vai ser mais facil para eu instalar, para conseguir colocar esses terminais tem que tirar a caixa de fusivel?

    Embora seja meio ruim a posição pra colocar os fios nos furos certos, dá pra fazer com a caixa de fusível no lugar sim.
    Os furos para o relé e os fusíveis que usei ficam no canto, aí facilita um pouco.
    No caso, deve pegar os fios e colocar os terminais com eles fora do carro.

    Cara coloquei o rele mesmo pois pra mim ja estava mais facil, porém quando aciono o modo auto no alarme que acende o farol quando fecha ou abre o carro, não acende o DRL pois está pra acender no rele no pós chave, sabe se teria alguma forma de acender sem quando ligasse a lanterna? eu puxei um fio direto da lanterna pro milha mas ficou maluco o sistema.
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Qui 30 Nov - 14:16

    Victorvasks escreveu:
    Cara coloquei o rele mesmo pois pra mim ja estava mais facil, porém quando aciono o modo auto no alarme que acende o farol quando fecha ou abre o carro, não acende o DRL pois está pra acender no rele no pós chave, sabe se teria alguma forma de acender sem quando ligasse a lanterna? eu puxei um fio direto da lanterna pro milha mas ficou maluco o sistema.

    Não entendi direito...

    O milha é bom ficar de fora, ligado apenas no pós chave e na chave do farol pelo relé. A instalação original até recomenda fazer sem relé, mas eu não confio. Dependendo da lâmpada pode estragar a chave que é bem cara.

    O drl tem várias opções pra fazer.

    Não entendi onde colocou o relé.

    Sei que colocou a chave com o sistema de farol automático, será que o pino 3 dele serve pra ligar o drl?

    Conteúdo patrocinado


    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) - Página 2 Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr - 1:04