Neste tópico explicarei como instalar o farol de neblina com LED num Comfortline, ou seja, num Polo que já possuía farol de neblina.
O tutorial para instalar o farol de neblina em carros que vieram sem (MPI e MSI, por ex) faremos algum dia.
Antes de qualquer coisa, importante ter em mente os tipos de farol de neblina existentes:
https://polomk6club.forumeiros.com/t43-os-3-tipos-de-farois-de-neblina-drl
Se você comprou apenas o farol de neblina, precisará de um conector para a parte dos leds. Você pode fazer alguma adaptação, ou adquirir a peça original, partnumber: 8L0973703
Detalhes técnicos:
DRL: 13.5V 6W
PL: 13.5V 2W
Sobre o led:
-1 negativo
-2 positivo forte (LED forte, para usar de dia)
-3 positivo fraco (LED fraco, dimmerizado, quando liga-se a lanterna)
Rele de 5 pinos, o mesmo que usam para fazer seta conjugada:
Para ter acesso aos faróis de neblina, você precisará remover o para-choque, conforme é explicado neste tópico:
https://polomk6club.forumeiros.com/t198-tut-remover-o-para-choque-dianteiro
Com o para-choque removido, desconecte qualquer cabo que estiver conectado (do sensor frontal, das lâmpadas do neblina, etc)
Retire os 2 parafusos (setas azuis), e desencaixe o farol:
Ligue o conector no farol de neblina com led. A parte dos fios serão ligadas conforme o esquema abaixo: (no meu caso, optei por um interruptor, que é opcional):
Explicação:
O interruptor fica antes de tudo, podendo desligar todo o sistema se eu quiser.
Quando viro o pós chave, chega energia no pino 30, que manda energia para o 87a, deixando o DRL forte.
Quando eu ligar a lanterna, o pino 85 vai receber energia, fazendo com que o pino 87a seja desativado e o pino 87 seja ativado, ligando o DRL no modo fraco
Esse vídeo ajuda a entender bastante o funcionamento do role, caso não saiba:
https://www.youtube.com/watch?v=4AU_Wrt3qUA
Portanto, além das conexões entre o DRL e o rele, você precisará descascar um pedaço do fio da lanterna, para ligar no rele.
O pós-chave você pode puxar de diferentes lugares. O lugar mais fácil é na caixa de fusíveis que fica no cofre do motor, onde o medidor está posicionado:
O único adendo, é que esse pós-chave só "desarma" depois de 1minuto+ com o carro desligado, ficando o DRL aceso enquanto isso. E tb, quando alguém põe a mão na maçaneta (em carros com Kessy, mesmo sem portar a chave), o LED acende por um instantes também.
Fazendo as ligações corretas, o LED ligará forte de dia, e quando acionar a lanterna, ele ficará mais fraco, para não ofuscar os outros motoristas:
Hoje à(s) 15:28 por Renato.88
» Luz de cortesia para os pés.
Hoje à(s) 15:11 por viniciusbenitess
» Som Original do novo Polo
Qui 18 Abr - 4:45 por Renato.88
» Melhorar alto falantes, sugestões
Qui 18 Abr - 3:52 por Renato.88
» ventilador elétrico liga y desliga en frio
Seg 8 Abr - 20:33 por bradmoss
» Filtro de ar condicionado anti viral Bosch
Qui 4 Abr - 15:05 por nelsonriggs
» Informações sobre o Composition Touch
Ter 2 Abr - 23:27 por rakiras
» Cheiro de Gasolina do lado de fora
Sáb 30 Mar - 12:15 por Nelslima
» Estalos esporádicos andando na cidade
Sáb 30 Mar - 12:14 por Nelslima