Polo Mk6 Club

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Polo Mk6 Club

Fórum para proprietários do Polo Mk6 (o Novo Polo 2018, ou, Polo de 6ª geração)


+14
dygava
LukeQM
administred
Jeangoiania
wagner.pdeandrade
Jackdrits
fenema
CaniBala
ad
jonnypedrosa
Kleyton França
jpbarcellos
Chamber
ROG3R
18 participantes

    [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    ROG3R
    ROG3R
    Admin


    Mensagens : 267
    Data de inscrição : 01/10/2017
    Idade : 30

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por ROG3R Dom 4 Nov - 19:45

    Salve pessoal,

    Neste tópico explicarei como instalar o farol de neblina com LED num Comfortline, ou seja, num Polo que já possuía farol de neblina.

    O tutorial para instalar o farol de neblina em carros que vieram sem (MPI e MSI, por ex) faremos algum dia.

    Antes de qualquer coisa, importante ter em mente os tipos de farol de neblina existentes:

    https://polomk6club.forumeiros.com/t43-os-3-tipos-de-farois-de-neblina-drl

    Se você comprou apenas o farol de neblina, precisará de um conector para a parte dos leds. Você pode fazer alguma adaptação, ou adquirir a peça original, partnumber: 8L0973703
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) GJprB3a
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) 60UQOH1

    Detalhes técnicos:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) HNpPrsZ
    DRL: 13.5V 6W
    PL: 13.5V 2W


    Sobre o led:
    -1 negativo
    -2 positivo forte (LED forte, para usar de dia)
    -3 positivo fraco (LED fraco, dimmerizado, quando liga-se a lanterna)
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) G5XIjKd

    Rele de 5 pinos, o mesmo que usam para fazer seta conjugada:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) GEbrw3Z
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) FMeJ6sK


    Para ter acesso aos faróis de neblina, você precisará remover o para-choque, conforme é explicado neste tópico:
    https://polomk6club.forumeiros.com/t198-tut-remover-o-para-choque-dianteiro

    Com o para-choque removido, desconecte qualquer cabo que estiver conectado (do sensor frontal, das lâmpadas do neblina, etc)

    Retire os 2 parafusos (setas azuis), e desencaixe o farol:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) 4Kc5vGb
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) 9Nt8djH
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) X5H3nEy

    Ligue o conector no farol de neblina com led. A parte dos fios serão ligadas conforme o esquema abaixo: (no meu caso, optei por um interruptor, que é opcional):
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Nb4tytI
    Explicação:

    O interruptor fica antes de tudo, podendo desligar todo o sistema se eu quiser.

    Quando viro o pós chave, chega energia no pino 30, que manda energia para o 87a, deixando o DRL forte.

    Quando eu ligar a lanterna, o pino 85 vai receber energia, fazendo com que o pino 87a seja desativado e o pino 87 seja ativado, ligando o DRL no modo fraco

    Esse vídeo ajuda a entender bastante o funcionamento do role, caso não saiba:
    https://www.youtube.com/watch?v=4AU_Wrt3qUA

    Portanto, além das conexões entre o DRL e o rele, você precisará descascar um pedaço do fio da lanterna, para ligar no rele.

    O pós-chave você pode puxar de diferentes lugares. O lugar mais fácil é na caixa de fusíveis que fica no cofre do motor, onde o medidor está posicionado:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) 6MyGL2E

    O único adendo, é que esse pós-chave só "desarma" depois de 1minuto+ com o carro desligado, ficando o DRL aceso enquanto isso. E tb, quando alguém põe a mão na maçaneta (em carros com Kessy, mesmo sem portar a chave), o LED acende por um instantes também.

    Fazendo as ligações corretas, o LED ligará forte de dia, e quando acionar a lanterna, ele ficará mais fraco, para não ofuscar os outros motoristas:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) 8agNUoT
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) 9wDZLKO
    Chamber
    Chamber


    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 06/06/2018
    Idade : 48
    Localização : Santos

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Chamber Seg 5 Nov - 9:16

    Ótima explicação. Pra mim que tenho o CL é tentador.

    Agora é esperar o valor do milha com Drl cair...
    avatar
    jpbarcellos


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 06/10/2018

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Vou seguir os passo pra fazer no meu MSI deve ser parecido!

    Mensagem por jpbarcellos Seg 5 Nov - 18:34

    Instalei o milha no meu polo MSI tem relê tambem mas é de 4 pinos... depois de instalar o farol de neblina fica facil instalar o DLR... Só usar o relê de 5 pinos e ligar no positivo da lanterna.
    Gostei muito dessa postagem. Muito obrigado pelos detalhes.
    avatar
    Kleyton França


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 05/02/2019

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Kleyton França Qua 13 Fev - 13:40

    Já se acha um kit no ML da marca Suns que não parece ser o original. Alguem já instalou esse kit e pode dar uma opinião. Está num valor de R$700 em 12 x com frete gratis. Muito tentador!!!
    ROG3R
    ROG3R
    Admin


    Mensagens : 267
    Data de inscrição : 01/10/2017
    Idade : 30

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por ROG3R Dom 3 Mar - 14:47

    Kleyton França escreveu:Já se acha um kit no ML da marca Suns que não parece ser o original.  Alguem já instalou esse kit e pode dar uma opinião.  Está num valor de R$700 em 12 x com frete gratis.  Muito tentador!!!

    Tutorial da instalação do Kit da Suns:

    Chamber
    Chamber


    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 06/06/2018
    Idade : 48
    Localização : Santos

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Chamber Seg 11 Mar - 11:00

    Kleyton França escreveu:Já se acha um kit no ML da marca Suns que não parece ser o original.  Alguem já instalou esse kit e pode dar uma opinião.  Está num valor de R$700 em 12 x com frete gratis.  Muito tentador!!!

    Eu comprei e instalei esse da Suns

    É extremamente fácil, tudo plug and Play.... o mais trabalhaso é tirar o parachoque, mas nada do outro mundo
    ROG3R
    ROG3R
    Admin


    Mensagens : 267
    Data de inscrição : 01/10/2017
    Idade : 30

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por ROG3R Sáb 16 Mar - 16:35

    Vídeo do Anderson sobre a instalação:


    Começa em 4:10
    avatar
    jonnypedrosa


    Mensagens : 30
    Data de inscrição : 14/09/2018

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por jonnypedrosa Qui 28 Mar - 22:47

    Chamber escreveu:
    Kleyton França escreveu:Já se acha um kit no ML da marca Suns que não parece ser o original.  Alguem já instalou esse kit e pode dar uma opinião.  Está num valor de R$700 em 12 x com frete gratis.  Muito tentador!!!

    Eu comprei e instalei esse da Suns

    É extremamente fácil, tudo plug and Play.... o mais trabalhaso é tirar o parachoque, mas nada do outro mundo

    Você mesmo fez a instalação ou pagou para alguém fazer? se pagou quanto te cobraram?
    Chamber
    Chamber


    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 06/06/2018
    Idade : 48
    Localização : Santos

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Chamber Ter 9 Abr - 10:56

    jonnypedrosa escreveu:
    Chamber escreveu:
    Kleyton França escreveu:Já se acha um kit no ML da marca Suns que não parece ser o original.  Alguem já instalou esse kit e pode dar uma opinião.  Está num valor de R$700 em 12 x com frete gratis.  Muito tentador!!!

    Eu comprei e instalei esse da Suns

    É extremamente fácil, tudo plug and Play.... o mais trabalhaso é tirar o parachoque, mas nada do outro mundo

    Você mesmo fez a instalação ou pagou para alguém fazer? se pagou quanto te cobraram?

    Não paguei não, eu mesmo quem fez a instalção....

    É muito fácil, pode comprar o kit e instalar sem medo. Como já disse, a parte mais chata é tirar o parachoque

    Ps.: Sou de Santos, se alguém quiser comprar o kit e vir aqui em Santos, eu ajudo na instalação. Só tirar um dia e faremos um garage day
    avatar
    ad


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 09/06/2018

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por ad Sáb 13 Jul - 18:34

    Amigo, boa noite. Eu paguei pela instalação. Polo CL Tech 2. Ocorre que tenho um problema. Quando o farol é ligado no "coming e leaving home", o DRL fica piscando no modo fraco. Ele funciona perfeitamente se eu acionar o pós-chave: forte com farol desligado e fraco com farol ligado. O único problema é esse. Eu não posso deixar o farol na posição automático, porque, quando eu destravar o carro pelo controle ou pela maçaneta, o DRL vai piscar no modo fraco. O que eu faço? Obrigado desde já.
    CaniBala
    CaniBala


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 28/08/2019

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por CaniBala Qua 4 Set - 22:58

    Amigos se comprar um neblina com DRL(original VW) para colocar nos MPI/MSI como teria que fazer para deixar ele baixo ao ligar a lanterna? Vi um instalado mas ele sempre ficava forme mesmo com a lanterna ligada.
    ROG3R
    ROG3R
    Admin


    Mensagens : 267
    Data de inscrição : 01/10/2017
    Idade : 30

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por ROG3R Sex 27 Dez - 15:20

    CaniBala escreveu:Amigos se comprar um neblina com DRL(original VW) para colocar nos MPI/MSI como teria que fazer para deixar ele baixo ao ligar a lanterna? Vi um instalado mas ele sempre ficava forme mesmo com a lanterna ligada.

    Sim, só usar um relê conforme o tutorial
    avatar
    fenema


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 04/01/2020

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por fenema Seg 17 Fev - 14:14

    ROG3R escreveu:
    O pós-chave você pode puxar de diferentes lugares. O lugar mais fácil é na caixa de fusíveis que fica no cofre do motor, onde o medidor está posicionado:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) 6MyGL2E

    O único adendo, é que esse pós-chave só "desarma" depois de 1minuto+ com o carro desligado, ficando o DRL aceso enquanto isso. E tb, quando alguém põe a mão na maçaneta (em carros com Kessy, mesmo sem portar a chave), o LED acende por um instantes também.

    Fiz a instalação conforme o tutorial do Roger! (tks)
    Foi relativamente fácil, só dá um pouco de medo desencaixar o parachoque, mas de boa

    Queria saber se alguém usou um outro ponto de pós chave. Queria deixar o mais próximo do original.
    avatar
    Jackdrits


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 16/02/2020

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Jackdrits Qui 5 Mar - 11:27

    Pessoal, tentei tirar uma foto da parte interna de onde fica o milha do Polo GTS e acho que ele já tem o DRL!
    Alguém sabe me confirmar?

    Caso sim, será que tem como ativar ele via VCDS?


    Foto da parte interna do milha esquerdo
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Drl11
    avatar
    wagner.pdeandrade


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 11/05/2020

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por wagner.pdeandrade Seg 11 maio - 14:11

    Sou de SP e gostaria de instalar o DLR no meu Polo Comfortline.
    Por questões de garantia gostaria de instalar os faróis originais e na concessionária.
    Alguém chegou a cotar esse serviço em alguma concessionária? Se sim, qual foi o valor cobrado pelo serviço?
    O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem
    avatar
    administred


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 01/07/2020
    Idade : 42
    Localização : Brasília DF

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por administred Qua 1 Jul - 10:31

    Galera estou fazendo o mesmo projeto no meu polo GTs, o mesmo vem com DRL apenas nos faróis, nas neblinas vem apenas o aplique mas nao acende, nao possui led no interior da neblina.

    Comprei o par de neblinas do polo HL e tbm os dois plugs.

    Ja deixo aqui minha colocação que; o projeto citado pelo ROG3R não segue o padrao original, pois toda vez que voce fechar o carro ou abrir, as DRLs irão acender, pois o (+) POSITIVO pós chave não é o correto. O correto fica no interior do veiculo na caixa de fusíveis.

    LukeQM
    LukeQM


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 01/07/2020

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por LukeQM Qua 1 Jul - 22:47

    Boa noite a todos!

    Sou novo no forum e esse topico me interessou bastante. Então gostaria de tirar algumas dúvida, caso os senhores saibam.

    1) Possuo uma Polo TSI Confortline 2018 com pacote Tech II. Preciso comprar algo além desses objetos abaixo?

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1061694212-conector-para-chicote-luz-diurna-3-polos-original-_JM

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1539255850-par-farol-milha-polo-2017-2018-2019-virtus-2018-2019-com-drl-_JM?quantity=1&variation=56918710053

    Se sim, quais itens estão faltando para instalar o DRL no carro?

    2) Caso instale, perco garantia do carro? Estou com garantia até meio de 2021.

    Obrigado e agradeço desde já!
    avatar
    dygava


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 07/07/2020

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por dygava Ter 7 Jul - 21:57

    Boa noite pessoal,

    Teria a foto do conector que colocou dentro da caixa de fusível?

    Obrigado.
    avatar
    Laender Lopes


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 16/03/2020

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Especificação Terminais conector do DRL

    Mensagem por Laender Lopes Seg 20 Jul - 14:41

    Preciso apenas da especificação ou mesmo uma foto do terminal fêmea dos conectores do DRL pra ficarem sem emenda nos cabos. Comprei a peça e veio um pedaço do chicote. Queria eliminar essa emenda.
    avatar
    Laender Lopes


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 16/03/2020

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Laender Lopes Seg 20 Jul - 14:46

    dygava escreveu:Boa noite pessoal,

    Teria a foto do conector que colocou dentro da caixa de fusível?

    Obrigado.



    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) 1_webp11
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) 2_webp11
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Ter 6 Out - 12:11

    No meu caso não usei este relé, peguei os dois fios do DRL (fraco e forte).

    Usando o terminal 3 da chave das luzes, indicado lá como TFL (Tag Fahr Litch) que significa Luz de condução diurna em alemão, puxei um fio (o branco, conforme aparece na foto abaixo) para a caixa de fusível interna, usei a casa 59 (livre) com um fusível de 5A.
    Do outro terminal da caixa de fusível segue outro fio até as luzes lá no para-choque, este vai conectado ao terminal do meio no soquete dos faróis. O rabicho que segue para dentro do farol é de cor vermelha.

    Já o fio da luz fraca liguei diretamente na casa 46 da caixa de Fusíveis. Ali já tem um barramento pós-chave, bastou apenas colocar outro terminal e seguir diretamente até as luzes, usei o mesmo "terminal timer de 2,8mm" já usado na chave dos faróis. Lá no farol é o rabicho de fio branco que fica em uma das pontas do soquete.
    O fio preto é o terra, pode ser ligado a carcaça lá mesmo, em alguma parte metálica do carro.
    (usei um parafuso próprio para isso que tem lá na longarina, outros terras do farol original e da buzina já estão lá, mas tem espaço pra mais fios).

    Aí ficou assim: quando vira a chave o drl liga, ao ligar o farol em qualquer posição fica fraco.
    Dessa forma ao retirar a chave desliga direto, não tem o acionamento pelo alarme.
    ____________________

    Também foi feita a instalação do Farol de Neblina, pois o meu é o MSI e também não tem, pra isso o relé foi conectado a casa 57 da caixa de fusível, deixando o mais próximo da instalação original.
    Usei o relé original da VW de código 646 (4H0 951253C), que se encaixa perfeitamente nos espaços vazios da caixa de fusível.
    O "terminal timer 6,3mm" é o que se usa pra colocar os fios nas casas 57 e 59 dos porta fusíveis.

    Na foto abaixo temos o conector do farol com as modificações:

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) IlJiCt0

    O fio preto (terminal 2) é o positivo pós chave para o Farol de neblina, vindo do terminal 57 da caixa de fusíveis.
    O fio branco (terminal 3) é a alimentação do DRL forte através do fusível 59 da caixa de fusível.
    O fio azul (terminal 8 ) vai para a bobina do relé 646 (pino 2 do relé).

    O pino 1 do relé é o negativo da bobina e deve ser ligado na carcaça do carro, para isso usei um terminal tipo olhal no parafuso da caixa de fusível.
    Já o pino 5 segue para os faróis de neblina.

    Nesta outra foto vejam como ficou a caixa de fusível:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) KLTfRsB

    Todos os materiais eu comprei no mercado livre:

    Relé original VW:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-801444887-rele-646-volkswagen-audi-a1-a3-a4-a5-a6-q3-q5-4h0951253c-_JM

    Terminais de 6,3mm (para o relé e fusiveis nº57 e 59):
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1760213811-10-terminal-stander-timer-63-injeco-porta-rele-som-fusivel-_JM

    Terminais de 2,8mm (para a chave dos faróis e também o fusível nº46):
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1757023745-10-terminais-universal-femea-power-timer-fio-15mm-a-25mm-_JM

    Coloquei os anúncios mais para mostrar como é, pois as vezes sai mais barato em auto peças ou outros lugares do tipo.

    Victorvasks gosta desta mensagem

    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Ter 7 Mar - 14:15

    Eu comprei o botão original do milha pro meu mas não acende as luzes internas, somente as externas no msi alguém tem alguma idéia o por que?
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Renato.88 Ter 7 Mar - 14:20

    Victorvasks escreveu:Eu comprei o botão original do milha pro meu mas não acende as luzes internas, somente as externas no msi alguém tem alguma idéia o por que?

    São os leds da porta e do painel que não acendem?
    E quando volta o botão original, sem posição neblina, funciona?
    Qual é o código da chave? Tem umas que mesmo originais são diferentes pois são de outro modelo de carro.

    Victorvasks gosta desta mensagem

    Victorvasks
    Victorvasks


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 28/08/2022
    Idade : 36
    Localização : Santos SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Victorvasks Ter 7 Mar - 16:40

    Renato.88 escreveu:
    Victorvasks escreveu:Eu comprei o botão original do milha pro meu mas não acende as luzes internas, somente as externas no msi alguém tem alguma idéia o por que?

    São os leds da porta e do painel que não acendem?
    E quando volta o botão original, sem posição neblina, funciona?
    Qual é o código da chave? Tem umas que mesmo originais são diferentes pois são de outro modelo de carro.

    Exatamente isso o codigo da chave é 6EA 941 531 C AYV

    Conteúdo patrocinado


    tutorial - [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds) Empty Re: [TUTORIAL] Instalando o neblina com DRL (leds)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 19:11