Polo Mk6 Club

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Polo Mk6 Club

Fórum para proprietários do Polo Mk6 (o Novo Polo 2018, ou, Polo de 6ª geração)


+7
tiago
lucas.net
Joocta
Kleyton França
JonatanChaves
VWPolo
ROG3R
11 participantes

    [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    ROG3R
    ROG3R
    Admin


    Mensagens : 267
    Data de inscrição : 01/10/2017
    Idade : 30

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por ROG3R Dom 13 maio - 22:09

    [Em construção. Colabore com o tópico]



    A "tampa" para ter acesso à rosca da lanterna traseira não estará totalmente solta, então será necessário usar um estilete para soltar as partes presas.
    Não precisa ter "dó" de cortar, pois a travinha está lá para não ficar abrindo depois:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI H7l8Egx

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI WsLPWvP

    Ao abrir, você verá o chicote de onde puxaremos a fiação
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI ESxMBk2

    Pegue o fio cinza com listra preta (meia luz da lanterna) e o fio azul com branco (da fechadura).
    Ligue um led (recomendável, pois consome menos).
    Ao fechar a tampa do porta-malas, a luz deve apagar.
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI DuhxItj

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Crb3w7F

    Créditos ao Ricardo M. do grupo no Facebook.
    Quem fizer, tiver mais fotos e dicas, por favor, comente neste tópico!
    avatar
    VWPolo


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 03/06/2018

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por VWPolo Sex 15 Jun - 17:31

    Amigo, tenho algumas dúvidas:

    1) Não precisa mesmo de interruptor?
    2) O led só liga ou desliga quando a meia luz está ligada?
    2) Você tem uma foto do modelo de led que vc usou?

    Obrigado.
    JonatanChaves
    JonatanChaves


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 13/11/2018
    Idade : 28
    Localização : São Borja - RS

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por JonatanChaves Ter 13 Nov - 10:08

    VWPolo escreveu:Amigo, tenho algumas dúvidas:

    1) Não precisa mesmo de interruptor?
    2) O led só liga ou desliga quando a meia luz está ligada?
    2) Você tem uma foto do modelo de led que vc usou?

    Obrigado.

    Não pq pega o fio da fechadura, que acusa no painel, então ela não vai ficar ligada quando fechar a tampa. Abraço!
    avatar
    Kleyton França


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 05/02/2019

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Kleyton França Sáb 16 Fev - 19:54

    Boa noite,

    Agradeço o tutorial.  Fiz a instalacao e o fio da fechadura ta legal...liga e desliga com a abertura do porta malas.  O unico incoveniente é o positivo vindo da laterna...a luz so acende se a laterna estiver ligada.  O ideal seria um 12v direto da bateria, o qual nao sei se tem em chicote ali perto.  Uma opcao é trazer direto da bateria e a outra é trazer da luminaria de teto. Todas as 2 daram um pouco mais de trabalho.
    avatar
    Joocta


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 16/02/2019

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Joocta Sex 22 Fev - 9:34

    Vocês sabem dizer como é feito o aterramento e na carcaça ou vem o positivo e fecha nesse fio ?

    Enviado pelo Topic'it
    avatar
    Kleyton França


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 05/02/2019

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Kleyton França Dom 24 Fev - 5:08

    O fio azul com branco seria o negativo/aterramento.  Porta malas fechado, sem aterramento, luz nao acende.  Porta malas aberto, aterrado, luz acende.  O positivo, vc pode usar o do post original q funciona so com a laterna ligada, ou trazer da luz do teto, ou da cx de fusiveis embaixo do volante.  Eu trouxe da cx de fusiveis q é uma alimentacao direto da bateria.
    ROG3R
    ROG3R
    Admin


    Mensagens : 267
    Data de inscrição : 01/10/2017
    Idade : 30

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por ROG3R Sáb 16 Mar - 17:53

    Esqueci quem foi que enviou pelo Whatsapp, mas vou deixar as imgs aqui que pode ser útil. Neste caso, a ligação foi feita direto na caixa de fusíveis:

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI OFzNHOI
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI TyFursA
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI MIuZdiP
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI N6lDqAa
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI PWt4zqq
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI ATJVQg7
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI YW8z2F5
    avatar
    lucas.net


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 06/04/2019

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por lucas.net Sáb 6 Abr - 21:47

    Valido mencionar que se alguém queimar  fusível executando essa ligação como eu. kkkkkk
    o Fusível lado esquerdo da meia luz e lanterna traseira usado em questão é o de Nº F54 localizado ao lado do condutor  e forma mais simples Pagina 177 a 179 do manual de instruções.
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Renato.88 Sex 7 maio - 20:18

    Essa semana estive procurando uma maneira digamos mais original para instalar a lâmpada de porta malas no meu Polo MSI, acabei encontrando esse vídeo no youtube:
    https://www.youtube.com/watch?v=CXZPAPAw8wk

    Então como é dito ali no vídeo, a idéia é puxar a fiação da luz de teto, pois ela se acende quando os botões da chave são apertados, as portas são abertas e também quando o porta malas é aberto, seja pelo botão do controle ou pelo botão do console.

    Achei interessante e resolvi ir em busca do material, no vídeo ele diz que comprou o soquete usado no Golf. Mas no mercado livre estava difícil encontrar a um preço bacana.

    Então comprei outro, da VW também mas para a linha Gol, Fox e Voyage:
    (inclusive vendem um chicote a parte, mas não recomendo pois não é o correto)
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1287093834-lanterna-luz-interna-porta-malas-vw-gol-2011-original-_JM
    Este também serve perfeitamente no corte deixado no revestimento traseiro.
    O acabamento é idêntico ao original:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI AdZresH

    No vídeo o rapaz diz que usou uma furadeira e uma lixa pra abrir o furo, porém eu achei mais fácil cortar com um estilete, pois nas marcas indicadas o plástico é fino.

    A maneira como ele passou os fios eu fiz da mesma maneira, puxando com um arame pelo canto do forro de teto e do revestimento de plástico branco que envolve a janelinha de vidro traseira.

    Desencaixei o forro e aí me veio a surpresa: O fio da luz de teto traseira desce pela coluna C, bem atrás da calha do porta malas
    Então pensei, esse chicote em algum lugar se une àquele que vem pela lanterna, passando exatamente no local onde quero colocar a lâmpada.
    Meu pensamento estava certo, coloquei a câmera por trás do carpete e vejam só:
    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI KoNDefz

    Como o fio que coloquei já estava conectado à luminária traseira decidi não desfazer a minha ligação, mas fica a dica pra quem for fazer depois.
    Se eu soubesse antes que o fio já estava ali, não teria mexido com a luz do teto.

    davidhellfire, Renato.88 e Josealdo Alexandre gostam desta mensagem

    tiago
    tiago


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 05/08/2019

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por tiago Qua 16 Jun - 11:39

    Renato.88 escreveu:mas fica a dica pra quem for fazer depois.


    Renato, na sua opinião o jeito mais fácil seria fazer uma derivação do fio verde e do fio vermelho?
    Estou me enrolando para instalar e vi sua mensagem agora.
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Renato.88 Qua 16 Jun - 12:48

    tiago escreveu:
    Renato, na sua opinião o jeito mais fácil seria fazer uma derivação do fio verde e do fio vermelho?
    Estou me enrolando para instalar e vi sua mensagem agora.

    Sim, os fios estão bem no local onde deve ficar a lâmpada.

    O único incômodo é retirar a capa plástica do porta malas para se ter acesso aos fios. Mas parece simples de fazer, tem um parafuso segurando e o resto é encaixado, pra facilitar deve dobrar o assento do banco.

    Quando eu fiz no meu carro não sabia que os fios estavam ali, aí acabei mexendo no forro do teto pra puxar da iluminação traseira.
    avatar
    davidhellfire


    Mensagens : 47
    Data de inscrição : 20/09/2020
    Localização : MT

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por davidhellfire Qui 17 Jun - 17:10

    No caso é derivar desses fios vermelho e verde, direto pra lâmpada led do porta mala ?
    Esses fios estão protegidos por algum fusível? Ou devo colocar um fusível para lâmpada à ser instalada mesmo derivando do ponto onde vc disse?
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Renato.88 Qui 17 Jun - 17:52

    davidhellfire escreveu:No caso é derivar desses fios vermelho e verde, direto pra lâmpada led do porta mala ?
    Esses fios estão protegidos por algum fusível? Ou devo colocar um fusível para lâmpada à ser instalada mesmo derivando do ponto onde vc disse?
    Sim, deriva direto deles, o vermelho é o positivo e o verde é negativo (Isso é útil no caso de usar led).

    Já tem um fusível lá na caixa do painel (ao lado do interruptor do farol) é o fusível nº38 cor azul de 15A.
    Se for mexer é bom retirar esse fusível pra não dar um curto acidental e queimar a toa.
    marcepol
    marcepol


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 29/07/2021
    Idade : 44

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por marcepol Qui 29 Jul - 11:18

    Renato, bom dia! Porque retirar essa capa plástica do porta malas para se ter acesso aos fios? Não pode fazer a ligação pelo acesso da forração já que o chicote deriva ali pra lanterna e o chicote que sobe pra luminárias? Desculpe não entendi que capa seria essa! Obrigado
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Renato.88 Sex 30 Jul - 14:11

    marcepol escreveu:Renato, bom dia! Porque retirar essa capa plástica do porta malas para se ter acesso aos fios? Não pode fazer a ligação pelo acesso da forração já que o chicote deriva ali pra lanterna e o chicote que sobe pra luminárias? Desculpe não entendi que capa seria essa! Obrigado
    O objetivo é emendar os fios ali mesmo no local onde vai a lâmpada.
    A capa preta é esse plástico onde apoia o tampão, ele é só encaixado.

    Eu fiz pelo forro do teto, deu mais trabalho, teve que retirar o acabamento branco ali da janelinha traseira.
    marcepol
    marcepol


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 29/07/2021
    Idade : 44

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por marcepol Sex 30 Jul - 16:37

    Ali atrás da lanterna por dentro conforme foto Que tu mostrou, tem um chicote que sobe!!! Um sucateiro me disse que e o chicote que vai na trava da tampa do porta malas, vc disse que e um dos fios da luminária traseira... Podes me dar mais detalhes... Esses fios sobem pelo chicote na coluna C!! Sabe onde vão?
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Renato.88 Sáb 31 Jul - 15:50

    No chicote que sobe está o fio da iluminação traseira (é nele que deve ligar a lâmpada), aquele cabo preto que está junto é a antena do rádio. A foto que eu tirei é do lado direito do porta malas.

    O chicote que tem a trava do porta malas, parabrisas e desembaçador fica do lado esquerdo do carro, por isso que não se encontram.
    marcepol
    marcepol


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 29/07/2021
    Idade : 44

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por marcepol Sex 13 Ago - 19:20

    Instalei hoje a luz de porta malas no polo MSI. Comprei a luminária com lâmpada conector e chicote original e levei para instalar num eletricista. Puxei do chicote que sobe na coluna C e vai pra luz de teto. Achei a lâmpada original fraca Parece que não ilumina direito...
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Renato.88 Sáb 14 Ago - 8:12

    Eu também achei muito fraca, troquei por uma de led. Além de clarear mais, consome menos energia.
    Nessa parte da instalação não aparece aqueles erros do painel, pode colocar sem medo.
    marcepol
    marcepol


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 29/07/2021
    Idade : 44

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por marcepol Sáb 14 Ago - 9:10

    É só trocar uma lâmpada pela outra? A lâmpada de led se encaixa na luminária original certinho? Ou precisa adaptar em outro lugar do carpete?
    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Renato.88 Sáb 14 Ago - 14:02

    Sim, é só comprar do tipo T10.
    Tem de vários tipos, você deve comprar uma que clareia para os lados.
    Existe um outro tipo que clareia pra frente, esse não serve,pois não clareia bem.

    avatar
    RasgaBucho


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 27/04/2023

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por RasgaBucho Dom 30 Abr - 11:38

    Renato.88 escreveu:No chicote que sobe está o fio da iluminação traseira (é nele que deve ligar a lâmpada), aquele cabo preto que está junto é a antena do rádio. A foto que eu tirei é do lado direito do porta malas.

    O chicote que tem a trava do porta malas, parabrisas e desembaçador fica do lado esquerdo do carro, por isso que não se encontram.

    Renato, muito obrigado, suas dicas facilitaram muito as coisas aqui. Decidi dar minha contribuição aqui pq acabei descobrindo mais coisas:

    Consegui confirmar em um carro com luz de porta-malas de fábrica que ela é ligada com o + no fio vermelho/cinza e o - no azul/branco que é o sinal da trava do porta-malas. Dessa forma ficam duas alternativas para a ligação com seus prós e contras:

    Ligando a luz do porta mala no vermelho/cinza (+) e verde/marrom (-) como na dica do Renato:
    Prós: é mais fácil de ligar pois os 2 fios estão próximos de onde ficará a lâmpada no lado direito do porta-malas. Dá até para fazer pela abertura do forro sem desmontar nada no carro.
    Contras: a luz do porta-malas acende com as luzes de cortesia, quando destrava o carro ou quando se abre qualquer porta ou porta-malas e depende do interruptor das luzes de cortesia estar na posição ligado.

    Ligando a luz do porta mala no vermelho/cinza (+) e azul/branco (-):
    Prós: esquema de ligação igual ao de série, luz do porta-malas acende só quando abre o porta-malas e não depende do interruptor das luzes de cortesia.
    Contras: o fio + está perto da lâmpada no lado direito e o - está no lado esquerdo (como mostrado no primeiro post desse tópico), ou seja, precisa passar um fio de um lado para o outro por trás do acabamento na traseira do porta-malas. Até dá para fazer isso sem desmontar nada, mas o ideal é desmontar para acomodar bem o fio.

    Abraço!

    Renato.88 gosta desta mensagem

    Renato.88
    Renato.88


    Mensagens : 156
    Data de inscrição : 06/10/2020
    Idade : 36
    Localização : Santo André SP

    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Renato.88 Dom 30 Abr - 14:29

    Pois é, eu vi um vídeo no YouTube onde um cara estava colocando luz de led no Polo highline dele, olhando o vídeo em câmera lenta eu vi o fio azul no soquete.
    E quando vi aqui no tópico, imaginei que fosse o mesmo fio da trava.
    No carro original, o fio azul da a volta pelo painel, pois os chicotes não tem nenhuma ligação na parte traseira.
    Eu acabei indo pelo modo mais fácil de ligar mesmo.

    davidhellfire gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    tutorial - [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI Empty Re: [TUTORIAL] Instalando luz do porta-malas no MPI/MSI

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 21:31