Check list antes de tirar o carro da autorizada em definitivo
Não tenha pressa, existe a obrigação, no mínimo ética, de um técnico explicar o funcionamento completo do carro, dicas para os primeiros 1.500km, uso da parte eletrônica, cuidados gerais, necessidade ou não de gasolina já na saída da autorizada, esquema de revisões programadas etc. Cobre e ouça atentamente todas as orientações do vendedor, necessariamente técnico.
1) Antes do início dos procedimentos, avise que você fará um feedback via SAC, 0800 ou e-mail, independentemente de montadora entrar em contato e logo após a entrega do carro.
2) Confira a lista de acessórios sobressalentes:
a) Estepe, inclusive se está calibrado
b) Acendedor de cigarros ou tampa, outros itens sobressalentes ou mesmo opcionais.
c) Chave reserva e cartão codificado
d) Macaco, chave de roda, triângulo
e) Tapetes (confira se bate com o prometido, carpete, logotipo etc)
f) Manual do proprietário (aproveite e peça tabela dos preços das revisões programadas)
3) Vidros e travas. Teste todos, principalmente se foi instalado insulfim na CSS. O mesmo para as travas de todas as portas, capô e bocal de combustível. Aproveite descobrir onde destrava bocal de combustível.
4) Pintura, caixa de rodas, cofre do motor: muita atenção. Verifique se não existem riscos, diferenças de tonalidade na pintura, pintura opaca, pequenos amassados, inclusive nas rodas e partes internas pintadas. É necessário a luz do dia ou ambiente muito bem iluminado, com o carro já encerado.
Confira caixa de rodas quanto a presilhas, o mesmo para o cofre do motor, isolamento termo acústico, fixações em geral.
5) Pneus, marca e calibragem. Verifique se a marca/modelo do pneu é a que você esperava. Caso decida trocar, faça-o imediatamente. Normalmente os pneus vêm com uma calibragem muito alta, peça para adequar. Aproveite e conheça onde fica a indicação da calibragem e a pressão recomendada.
6) Ar condicionado. Posicione no máximo e aguarde "gelar". Teste todas as saídas e configurações do Bi-zone, sem esquecer da saída traseira, do porta-luvas e da recirculação.
7) Portas, bancos. Verifique tudo em relação a borrachas, alinhamento, engraxamento, fixação, oxidação, inclusive compartimento do motor. Não esquecer dos encostos de banco de trás, rangidos de painel e bancos etc
8 ) Luzes e leds. Teste tudo, desde internas, farol, freios, lanternas, piscas, ré, neblina, até o painel, tela de LCD, leds de check-in, porta-luvas, porta malas, DRL etc
9) Funções dos retrovisores rebatíveis, sistema de som e GPS. Fique atento para estalos anormais. Aproveite para conhecer todas as funções.
10) Buzina, alarme e demais avisos sonoros. Confira funcionamento, inclusive para aviso de porta aberta, cinto de segurança. Aproveite para saber como o carro avisa que chegou na reserva, se há aviso sonoro ou só luminoso. Funções de sensor de chuva, crepuscular, de ré, câmera etc
11) Freio de mão. Veja se não está muito alto e se segura o carro.
12) Níveis dos líquidos. Arrefecimento, água do limpador, circuito hidráulico (freio, direção) lubrificante do motor;
13) Brindes e cortesias. Verifique se foi tudo entregue, como exemplo: friso lateral, tapete, insulfim, rede do porta malas.
14) Geral. Fique atento para cheiros internos anormais. No primeiro dia é normal um cheiro de borracha/plástico queimado do lado de fora. O consumo de combustível nos primeiros 5.000 km é via de regra acima do esperado. Não aceite venda casada de serviços de despachante, financeiras ou seguradoras, salvo se vantajoso.
15) Multi media. Testar auto falantes e comandos em geral
16) Por baixo do carro. Observar parte de baixo do carro (longarinas estão íntegras/sem arranhados)
17) Atualizações de firmware. Informar-se se modelo está atualizado
18) Pacote opcionais. Verificar todos os itens
19) No teste de rua:
Deixe vidros fechados, ventilação no mínimo ou desligada, som desligado:
Procure por sons anormais de acabamento: principalmente vindo das portas, bancos, painel, tampão porta malas, apoios de braço, encosto de cabeça, brake-light etc
Procure por sons anormais de mecânica/elétrica: fique atento para as acelerações, freadas. Verifique a suavidade na aceleração/desaceleração.
Procure por sons anormais de suspensão/freios/direção: fique atento para o compartimento em lombadas, valetas, piso irregular, freadas e acelerações mais bruscas.
Confira funcionamento do ABS, da direção e da caixa de mudanças. Use todas as funções da caixa automática, modo esporte, modo piso escorregadio, trocas manuais etc
Observe se o GPS está atualizado.
Coloque o carro em situações em que a frente ou o meio podem raspar, verifique se está normal para o modelo.
Teste o funcionamento das palhetas, dos sistemas indexados a velocidade (som, limpadores), se possível, sensores de luminosidade. Teste ainda os sensores de estacionamento.
Deixe as portas dianteiras abertas, som desligado, com o carro parado, acelerando, ar-condicionado ligado:
Procure por sons anormais de funcionamento do motor, do ar-condicionado e da direção: fique atento para estalos, grilos e demais sons aparentemente anormais.
20) No teste de rodovia:
Deixe vidros fechados, ventilação no mínimo ou desligada, som desligado:
Procure por sons anormais de aerodinâmica e de isolamento do cofre do motor, assim como de vedação das portas e das caixas de roda
Procure por sons anormais do motor e caixa de mudanças: fique atento para o compartimento em nas acelerações mais bruscas e nas retomadas em todas as marchas.
Não tenha pressa, existe a obrigação, no mínimo ética, de um técnico explicar o funcionamento completo do carro, dicas para os primeiros 1.500km, uso da parte eletrônica, cuidados gerais, necessidade ou não de gasolina já na saída da autorizada, esquema de revisões programadas etc. Cobre e ouça atentamente todas as orientações do vendedor, necessariamente técnico.
1) Antes do início dos procedimentos, avise que você fará um feedback via SAC, 0800 ou e-mail, independentemente de montadora entrar em contato e logo após a entrega do carro.
2) Confira a lista de acessórios sobressalentes:
a) Estepe, inclusive se está calibrado
b) Acendedor de cigarros ou tampa, outros itens sobressalentes ou mesmo opcionais.
c) Chave reserva e cartão codificado
d) Macaco, chave de roda, triângulo
e) Tapetes (confira se bate com o prometido, carpete, logotipo etc)
f) Manual do proprietário (aproveite e peça tabela dos preços das revisões programadas)
3) Vidros e travas. Teste todos, principalmente se foi instalado insulfim na CSS. O mesmo para as travas de todas as portas, capô e bocal de combustível. Aproveite descobrir onde destrava bocal de combustível.
4) Pintura, caixa de rodas, cofre do motor: muita atenção. Verifique se não existem riscos, diferenças de tonalidade na pintura, pintura opaca, pequenos amassados, inclusive nas rodas e partes internas pintadas. É necessário a luz do dia ou ambiente muito bem iluminado, com o carro já encerado.
Confira caixa de rodas quanto a presilhas, o mesmo para o cofre do motor, isolamento termo acústico, fixações em geral.
5) Pneus, marca e calibragem. Verifique se a marca/modelo do pneu é a que você esperava. Caso decida trocar, faça-o imediatamente. Normalmente os pneus vêm com uma calibragem muito alta, peça para adequar. Aproveite e conheça onde fica a indicação da calibragem e a pressão recomendada.
6) Ar condicionado. Posicione no máximo e aguarde "gelar". Teste todas as saídas e configurações do Bi-zone, sem esquecer da saída traseira, do porta-luvas e da recirculação.
7) Portas, bancos. Verifique tudo em relação a borrachas, alinhamento, engraxamento, fixação, oxidação, inclusive compartimento do motor. Não esquecer dos encostos de banco de trás, rangidos de painel e bancos etc
8 ) Luzes e leds. Teste tudo, desde internas, farol, freios, lanternas, piscas, ré, neblina, até o painel, tela de LCD, leds de check-in, porta-luvas, porta malas, DRL etc
9) Funções dos retrovisores rebatíveis, sistema de som e GPS. Fique atento para estalos anormais. Aproveite para conhecer todas as funções.
10) Buzina, alarme e demais avisos sonoros. Confira funcionamento, inclusive para aviso de porta aberta, cinto de segurança. Aproveite para saber como o carro avisa que chegou na reserva, se há aviso sonoro ou só luminoso. Funções de sensor de chuva, crepuscular, de ré, câmera etc
11) Freio de mão. Veja se não está muito alto e se segura o carro.
12) Níveis dos líquidos. Arrefecimento, água do limpador, circuito hidráulico (freio, direção) lubrificante do motor;
13) Brindes e cortesias. Verifique se foi tudo entregue, como exemplo: friso lateral, tapete, insulfim, rede do porta malas.
14) Geral. Fique atento para cheiros internos anormais. No primeiro dia é normal um cheiro de borracha/plástico queimado do lado de fora. O consumo de combustível nos primeiros 5.000 km é via de regra acima do esperado. Não aceite venda casada de serviços de despachante, financeiras ou seguradoras, salvo se vantajoso.
15) Multi media. Testar auto falantes e comandos em geral
16) Por baixo do carro. Observar parte de baixo do carro (longarinas estão íntegras/sem arranhados)
17) Atualizações de firmware. Informar-se se modelo está atualizado
18) Pacote opcionais. Verificar todos os itens
19) No teste de rua:
Deixe vidros fechados, ventilação no mínimo ou desligada, som desligado:
Procure por sons anormais de acabamento: principalmente vindo das portas, bancos, painel, tampão porta malas, apoios de braço, encosto de cabeça, brake-light etc
Procure por sons anormais de mecânica/elétrica: fique atento para as acelerações, freadas. Verifique a suavidade na aceleração/desaceleração.
Procure por sons anormais de suspensão/freios/direção: fique atento para o compartimento em lombadas, valetas, piso irregular, freadas e acelerações mais bruscas.
Confira funcionamento do ABS, da direção e da caixa de mudanças. Use todas as funções da caixa automática, modo esporte, modo piso escorregadio, trocas manuais etc
Observe se o GPS está atualizado.
Coloque o carro em situações em que a frente ou o meio podem raspar, verifique se está normal para o modelo.
Teste o funcionamento das palhetas, dos sistemas indexados a velocidade (som, limpadores), se possível, sensores de luminosidade. Teste ainda os sensores de estacionamento.
Deixe as portas dianteiras abertas, som desligado, com o carro parado, acelerando, ar-condicionado ligado:
Procure por sons anormais de funcionamento do motor, do ar-condicionado e da direção: fique atento para estalos, grilos e demais sons aparentemente anormais.
20) No teste de rodovia:
Deixe vidros fechados, ventilação no mínimo ou desligada, som desligado:
Procure por sons anormais de aerodinâmica e de isolamento do cofre do motor, assim como de vedação das portas e das caixas de roda
Procure por sons anormais do motor e caixa de mudanças: fique atento para o compartimento em nas acelerações mais bruscas e nas retomadas em todas as marchas.
Fim das verificações, é levar pra casa e curtir, já passando desde logo num posto de confiança para abastecer.
Última edição por Menau em Sex 18 maio - 11:24, editado 1 vez(es)
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