Vamos juntar neste tópico dicas para "amaciar" o seu 0km.
Um motor novo deve ser amaciado durante os primeiros 1.500 quilômetros. Todas as peças móveis devem poder se adaptar umas às outras. Durante as primeiras horas de operação, o motor tem um atrito interno maior do que terá posteriormente.
Até os 1.000 quilômetros vale:
- Não acelerar ao máximo.
-Não submeter o motor a uma rotação maior
que 2/3 da rotação máxima.
- Não conduzir com um reboque acoplado.
Entre 1.000 e 1.500 quilômetros
- Aumentar a velocidade e a rotação do motor gradativamente, limitados à velocidade do respectivo local de rodagem.
A forma de condução dos primeiros 1.500 quilômetros também influencia a qualidade do motor.
Mesmo depois que o motor estiver amaciado, sobretudo quando o motor estiver frio, conduzir com rotação moderada para redução do desgaste do motor e aumentar sua vida útil.
Sobre frenagem:
-Pastilhas de freio novas ainda não possuem o efeito de frenagem total durante os primeiros 300 km e precisam ser “amaciadas”
No período do amaciamento, a distância de frenagem é maior em freadas totais ou frenagens de emergência que com pastilhas de freio amaciadas. Durante o amaciamento devem ser evitadas freadas totais e situações que resultem em altas solicitações dos freios. Por exemplo, quando se conduz muito próximo dos demais veículos.
Um motor novo deve ser amaciado durante os primeiros 1.500 quilômetros. Todas as peças móveis devem poder se adaptar umas às outras. Durante as primeiras horas de operação, o motor tem um atrito interno maior do que terá posteriormente.
Até os 1.000 quilômetros vale:
- Não acelerar ao máximo.
-Não submeter o motor a uma rotação maior
que 2/3 da rotação máxima.
- Não conduzir com um reboque acoplado.
Entre 1.000 e 1.500 quilômetros
- Aumentar a velocidade e a rotação do motor gradativamente, limitados à velocidade do respectivo local de rodagem.
A forma de condução dos primeiros 1.500 quilômetros também influencia a qualidade do motor.
Mesmo depois que o motor estiver amaciado, sobretudo quando o motor estiver frio, conduzir com rotação moderada para redução do desgaste do motor e aumentar sua vida útil.
Sobre frenagem:
-Pastilhas de freio novas ainda não possuem o efeito de frenagem total durante os primeiros 300 km e precisam ser “amaciadas”
No período do amaciamento, a distância de frenagem é maior em freadas totais ou frenagens de emergência que com pastilhas de freio amaciadas. Durante o amaciamento devem ser evitadas freadas totais e situações que resultem em altas solicitações dos freios. Por exemplo, quando se conduz muito próximo dos demais veículos.
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