As lâmpadas de led aftermarket ainda é "novidade", e diferente dos Xenons em que no final o produto era muito semelhante mesmo buscando diferentes vendedores/fabricantes, quando o assunto é LED as coisas mudam: há diversas tecnologias, tipos de LED e resultados diferentes.
O que você deve prestar atenção na hora de comprar um LED?
Vou começar pelo básico, que quem já se aventurou pelo mundo do XENON já sabe:
Temperatura em Kelvin, que não diz sobre a "potência", mas somente sobre a tonalidade da cor.
Acaba indo pra uma questão de gosto. Quem quer algo mais próximo das halógenas originais, procure 4000k (porém, difícil de achar). A maioria dos leds oferecidos são de tons brancos, entre 5000 e 6000K:
Lumens: isso seria o que realmente interessa, pois é o que indicaria a real capacidade de iluminação. Porém, o que percebemos nos anúncios é um exagero dos lumens anunciados. Numa guerra de 'qual led tem mais lumens', os vendedores e fabricantes colocam quantidades absurdas, que podem até teoricamente corresponder, mas na prática, na vida real, nunca vai atingir tudo aquilo que é prometido.
Recomendo a leitura: https://betterautomotivelighting.com/2018/10/13/finding-the-real-lumen-of-a-led-headlight-bulb/
Enfim, essa parte teórica acima já existem vários textos a respeito, para quem quiser se aprofundar mais. O que quero destacar nesse tópico, é: o que buscar, o que observar ao comprar um LED que os outros guias não abordam?
Resposta: FOCO. É claro que nunca vai se ter o corte (cut off) de um projetor em um farol de refletor, mas um bom led vai ter uma boa linha de corte, de modo que não ofusque a visão de outros motoristas.
Quem dirige sabe que uma das piores coisas que tem são carros com farol desregulado que ofuscam a sua visão. Então você não vai querer ser uma dessas pessoas, certo?
Como então saber que o LED não vai ofuscar?
Resposta: Sabemos que o farol de refletor foi projeto para funcionar com lâmpadas halógenas, certo? Logo, um bom LED vai ter a região dos LEDs igual a da lâmpada halógena, como pode ser observado na imagem abaixo:
Se você reparar, o tamanho do filamento de uma lâmpada halógena, coincide com o tamanho de 3 leds (lumileds/CREE) enfilerados, que é justamente o formato que uma das melhores lâmpadas do mercado usa, a Philips Ultinon:
Dessa forma, quais lâmpadas de LED evitar?
Passe longe dessas lâmpadas estilo "milho". Não iluminam nada, e sobre foco nem vou falar nada. (Para luz de ré ou outro lugares pode funcionar, mas para farol baixo ou neblina, NUNCA!)
Os tais "LEDS 3D"s: utilizam led COB, que é essa placa, e por ter 3 lados que emitem luz, nunca darão um foco decente:
Leds "2D COB": apesar de menos piores que os "LEDS 3D", a área de emissão de luz é grande (LED COB), então não gera um foco satisfatório:
Outro ex, LED da marca 'Tay Tech'
O corte é perdido:
Agora, observe como um bom led deve iluminar:
O que você deve prestar atenção na hora de comprar um LED?
Vou começar pelo básico, que quem já se aventurou pelo mundo do XENON já sabe:
Temperatura em Kelvin, que não diz sobre a "potência", mas somente sobre a tonalidade da cor.
Acaba indo pra uma questão de gosto. Quem quer algo mais próximo das halógenas originais, procure 4000k (porém, difícil de achar). A maioria dos leds oferecidos são de tons brancos, entre 5000 e 6000K:
Lumens: isso seria o que realmente interessa, pois é o que indicaria a real capacidade de iluminação. Porém, o que percebemos nos anúncios é um exagero dos lumens anunciados. Numa guerra de 'qual led tem mais lumens', os vendedores e fabricantes colocam quantidades absurdas, que podem até teoricamente corresponder, mas na prática, na vida real, nunca vai atingir tudo aquilo que é prometido.
Recomendo a leitura: https://betterautomotivelighting.com/2018/10/13/finding-the-real-lumen-of-a-led-headlight-bulb/
Enfim, essa parte teórica acima já existem vários textos a respeito, para quem quiser se aprofundar mais. O que quero destacar nesse tópico, é: o que buscar, o que observar ao comprar um LED que os outros guias não abordam?
Resposta: FOCO. É claro que nunca vai se ter o corte (cut off) de um projetor em um farol de refletor, mas um bom led vai ter uma boa linha de corte, de modo que não ofusque a visão de outros motoristas.
Quem dirige sabe que uma das piores coisas que tem são carros com farol desregulado que ofuscam a sua visão. Então você não vai querer ser uma dessas pessoas, certo?
Como então saber que o LED não vai ofuscar?
Resposta: Sabemos que o farol de refletor foi projeto para funcionar com lâmpadas halógenas, certo? Logo, um bom LED vai ter a região dos LEDs igual a da lâmpada halógena, como pode ser observado na imagem abaixo:
Se você reparar, o tamanho do filamento de uma lâmpada halógena, coincide com o tamanho de 3 leds (lumileds/CREE) enfilerados, que é justamente o formato que uma das melhores lâmpadas do mercado usa, a Philips Ultinon:
Dessa forma, quais lâmpadas de LED evitar?
Passe longe dessas lâmpadas estilo "milho". Não iluminam nada, e sobre foco nem vou falar nada. (Para luz de ré ou outro lugares pode funcionar, mas para farol baixo ou neblina, NUNCA!)
Os tais "LEDS 3D"s: utilizam led COB, que é essa placa, e por ter 3 lados que emitem luz, nunca darão um foco decente:
Leds "2D COB": apesar de menos piores que os "LEDS 3D", a área de emissão de luz é grande (LED COB), então não gera um foco satisfatório:
Outro ex, LED da marca 'Tay Tech'
O corte é perdido:
Agora, observe como um bom led deve iluminar:
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