Neste tópico explicarei como instalar o farol de neblina com LED num Comfortline, ou seja, num Polo que já possuía farol de neblina.
O tutorial para instalar o farol de neblina em carros que vieram sem (MPI e MSI, por ex) faremos algum dia.
Antes de qualquer coisa, importante ter em mente os tipos de farol de neblina existentes:
https://polomk6club.forumeiros.com/t43-os-3-tipos-de-farois-de-neblina-drl
Se você comprou apenas o farol de neblina, precisará de um conector para a parte dos leds. Você pode fazer alguma adaptação, ou adquirir a peça original, partnumber: 8L0973703
Detalhes técnicos:
DRL: 13.5V 6W
PL: 13.5V 2W
Sobre o led:
-1 negativo
-2 positivo forte (LED forte, para usar de dia)
-3 positivo fraco (LED fraco, dimmerizado, quando liga-se a lanterna)
Rele de 5 pinos, o mesmo que usam para fazer seta conjugada:
Para ter acesso aos faróis de neblina, você precisará remover o para-choque, conforme é explicado neste tópico:
https://polomk6club.forumeiros.com/t198-tut-remover-o-para-choque-dianteiro
Com o para-choque removido, desconecte qualquer cabo que estiver conectado (do sensor frontal, das lâmpadas do neblina, etc)
Retire os 2 parafusos (setas azuis), e desencaixe o farol:
Ligue o conector no farol de neblina com led. A parte dos fios serão ligadas conforme o esquema abaixo: (no meu caso, optei por um interruptor, que é opcional):
Explicação:
O interruptor fica antes de tudo, podendo desligar todo o sistema se eu quiser.
Quando viro o pós chave, chega energia no pino 30, que manda energia para o 87a, deixando o DRL forte.
Quando eu ligar a lanterna, o pino 85 vai receber energia, fazendo com que o pino 87a seja desativado e o pino 87 seja ativado, ligando o DRL no modo fraco
Esse vídeo ajuda a entender bastante o funcionamento do role, caso não saiba:
https://www.youtube.com/watch?v=4AU_Wrt3qUA
Portanto, além das conexões entre o DRL e o rele, você precisará descascar um pedaço do fio da lanterna, para ligar no rele.
O pós-chave você pode puxar de diferentes lugares. O lugar mais fácil é na caixa de fusíveis que fica no cofre do motor, onde o medidor está posicionado:
O único adendo, é que esse pós-chave só "desarma" depois de 1minuto+ com o carro desligado, ficando o DRL aceso enquanto isso. E tb, quando alguém põe a mão na maçaneta (em carros com Kessy, mesmo sem portar a chave), o LED acende por um instantes também.
Fazendo as ligações corretas, o LED ligará forte de dia, e quando acionar a lanterna, ele ficará mais fraco, para não ofuscar os outros motoristas:
Qui 14 Nov - 9:54 por Nelslima
» Dúvida após troca caixa de direção
Seg 28 Out - 22:01 por CaioFr
» [Dúvidas] - Quadlock - Chicote do Som
Sex 25 Out - 16:39 por Domenne
» Rebatimento elétrico dos retrovisores
Ter 8 Out - 23:17 por luiz cl
» [DISCUSSÃO] Farol fullled do europeu
Ter 8 Out - 23:08 por luiz cl
» Som Original do novo Polo
Ter 8 Out - 23:07 por luiz cl
» DRL (luz de condução diurna) não acende no lado direito
Qua 2 Out - 1:40 por Renato.88
» Manopla de Cambio da T Cross
Qua 10 Jul - 12:57 por Semba
» Top-notch Сasual Dating - Authentic Damsels
Ter 25 Jun - 16:18 por leandroom